Na Netsweeper, os nossos dados mostram que o conteúdo terrorista e extremista está a aumentar na Internet – só os sites de discursos de ódio mais do que duplicaram desde que a pandemia recomeçou. O nosso parceiro, a CTIRU (Unidade de Referência da Internet contra o Terrorismo), registou um aumento de 7% no conteúdo suspeito de terrorismo em 2020, em comparação com o ano anterior. Mais do que nunca, a filtragem da web tornou-se uma necessidade para proteger os utilizadores do terrorismo na Internet.

Relação do Netsweeper com o CTIRU

A Lei Contraterrorismo e Segurança de 2015 foi criada com a intenção de responsabilizar as escolas pela participação no trabalho de prevenção para evitar que as pessoas sejam arrastadas para o terrorismo.

O Netsweeper é um parceiro direto da Unidade de Referência da Internet contra o Terrorismo (CTIRU) gerida pela Polícia Metropolitana. Ao abrigo da Secção 3 da Lei do Terrorismo, a CTIRU remove da Internet conteúdos terroristas ilegais ou conteúdos que incitam ou glorificam atos terroristas.

Além disso, o CTIRU reúne uma lista de URLs para material alojado fora do Reino Unido, que estão bloqueados em redes do domínio público. O Netsweeper, sendo um parceiro de longa data, com um canal de comunicação direto com o CTIRU, integrou a lista de URLs, dando à nossa comunidade mundial uma proteção inigualável contra conteúdos terroristas e extremista.

Nos seus esforços de radicalização e recrutamento, os terroristas, milícias e outras organizações ilícitas utilizam geralmente as redes sociais numa estratégia calculada. O Netsweeper fornece controlos para a gestão de URLs e aplicações web, incluindo a capacidade de controlar a utilização das principais aplicações das redes sociais tais como Facebook, Instagram, Twitter, Flickr, YouTube, LinkedIn e muito mais.

O pessoal de TI pode aplicar políticas com base numa vasta gama de critérios, incluindo utilizadores, grupos, aplicações, publicações, e controlos de transferência de meios de comunicação:

  • Permitir o acesso a sites de redes sociais como o Facebook, mas bloquear atividades específicas dentro do site, tais como mensagens ou publicação
  • Aplicar SafeSearch e controlos de pesquisa de palavras-chave para todos os principais motores, incluindo motores de pesquisa de meios
  • Controlar se os utilizadores podem enviar ou receber mensagens e anexos para todos os principais serviços de webmail.

Além disso, a Netsweeper categoriza o conteúdo de URL em mais de 90 categorias, incluindo “Discurso de Ódio”, “Extremo”, “Habilidades Criminais”, ou “Armas” utilizando um cache local de alto desempenho para executar o máximo desempenho nas pesquisas de URL, enquanto que o nosso CNS (arquitectura de nuvem distribuída) fornece cobertura para os mais recentes websites.

Portanto, se o novo conteúdo de radicalização se espalhar, a Netsweeper leva segundos para identificar, atualizar e bloquear conteúdo malicioso em 46 línguas.